28 jun

O que é cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um tratamento que modifica a posição do maxilar, queixo e gengiva. Ela é indicada para pacientes que possuem alguma alteração no crescimento dos ossos dos maxilares que podem causar deformidade na face e defeitos na mordida.

O procedimento consiste basicamente em soltar o maxilar superior, a mandíbula ou o queixo. A duração do tratamento depende de cada caso. O tratamento ortodôntico quando iniciado juntamente com a cirurgia levará o tempo necessário para a correção dos dentes e da mordida. Uma cirurgia de mandíbula ou maxilar isolada leva de 2 a 4 horas. Procedimentos combinados maxilo-mandíbulares requerem mais tempo, de 5 a 6 horas de cirurgia.

onde encontrar dentista curitiba

A fixação na nova posição é feita utilizando placas e parafusos geralmente de titânio. É necessária uma avaliação com um ortodontista para avaliar qual é a situação do paciente, pois se os dentes estiverem desalinhados, tortos ou com alturas diferentes, será necessário o uso de aparelho antes da cirurgia.

Os benefícios dessa cirurgia são muitos. Quanto aos benefícios funcionais: acaba com as dores, corrige a mordida e o paciente para de respirar pela boca. E também os benefícios estéticos: melhora a harmonia da face, melhora o sorriso e a auto estima do paciente.