09 out

Aro 20: vantagens ou apenas estética?

Há tempos quero trocar meu conjunto atual, por rodas aro 20, mas, sempre me perguntei se havia alguma vantagem, ou desvantagem, na escolha.

Nem se trata de preço, porque a estética compensa este fator. A questão é se existe alguma diferença técnica e nas pesquisas, descobri dois pontos comumente citados.

Um, relacionado à proporção entre banda de pneu e capacidade de absorção de impactos. Outro, relacionado ao consumo de combustível e desgaste mecânico.

Na comparação direta entre o padrão e as rodas aro 20, estas últimas, deixariam a direção mais “dura”, por terem menor capacidade de amortecimento, mas, diminuiriam o consumo, por serem feitas de material mais leve.

Onde comprar Rodas aro 20

Mas, com um mínimo conhecimento das leis mais rudimentares de física, veremos que nenhum destes dois fatores fará grande diferença.

A relação de amortecimento maior, com maior banda, é verdadeira, mas, não se espera colocar rodas aro 20 em qualquer carro.

Naqueles em que o manual permite este tamanho de aro, o fator de amortecimento já foi previsto no projeto. Nos demais, você coloca ou não, por sua conta e risco.

Quanto ao consumo, também é uma afirmação verdadeira. Mas, estamos falando de uma diferença aproximada de 10 quilos, em uma massa total de mais de uma tonelada.